Condôminos inadimplentes: existe alternativa?
- Recuperagil
- 27 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

Antes de falar sobre as alternativas para condôminos inadimplentes é importante pensar que o Condomínio não possui fins lucrativos.
Ou seja, todo o valor arrecadado por meio das cotas condominiais é planejado anualmente por meio da previsão orçamentária, que estima todas as despesas fixas do condomínio e é rateado igualmente por todos os condôminos.
Isto é, a partir do momento que você deixa de honrar com o pagamento da sua cota, você está deixando de contribuir para o pagamento de uma conta que ninguém está prevendo pagar e poderá tornar seu Condomínio inadimplente, deixando de pagar uma conta de água ou luz de todos, por exemplo.
Partindo aí, considerando que a inadimplência deve ser uma rara exceção e não uma regra, programe-se para o pagamento desta conta assim como você pagaria uma conta de água ou luz se morasse sozinho em uma residência.
Se ainda assim a inadimplência por inevitável, procure a administração condominial e a empresa que faz a cobrança das cotas para tentativa de uma composição amigável para evitar que vire uma bola de neve, pois você sempre será o maior prejudicado, podendo chegar a perder seu imóvel em um leilão por conta da dívida.
Procure sempre soluções que o levem ao acerto o mais breve possível. Os juros e a correção monetária são altos e você pode ainda pagar honorários advocatícios se a cobrança for feita por um advogado e também custas processuais se seu caso virar processo.
Cada vez mais irá onerar sua dívida chegando ao ponto insustentável. Não deixe crescer para não ver perder seu maior sonho, sua casa.
Comentários